RSS

Atalho do Facebook

Tecnologia do Blogger.

Páginas

Para ter tempo de ler



Quem é que tem tempo de ler um livro hoje em dia? Quem sempre teve, ué. Os adolescentes, com as tardes livres depois da escola, as crianças, que precisam deles para aprender a ler, os adultos de férias, as grávidas, os convalescentes e os apaixonados pela leitura, aquele tipo de gente que lê pelo bem da sua saúde como um paciente que não possa ficar sem seu oxigênio.
Essas pessoas TÊM tempo de ler um livro. Todo o resto da massa precisa criar momentos [desconsidere esta generalização se você trabalha com leitura, ok?]. Desligar a tevê e o computador, colocar o celular no silencioso, esquecer da fatura do cartão de crédito e dos amigos distantes só acessíveis via IMs, esquecer do vizinho, da faxina mal feita, do pouco sono que tem pela frente… O que um dia pode ter sido natural, torna-se provocado. É quase como ir para o motel para fazer amor. Mas como diz a música, o mundo é um vampiro e parece ser muito mais fácil deixar o ócio prazeroso da leitura ser uma das primeiras coisas a ser sugada à medida que você “cresce”.
É por isso que você vê tanta gente com livros na mochila, no meio dos papéis do trabalho, entre os gadgets no banco detrás do carro… Qualquer cinco minutos a mais na sala de espera do médico já dá pra fechar aquele capítulo. Ou, vai saber, para se atualizar do BBB, ou do esporte, ou da novela, ou do trabalho mesmo. Tá vendo, a internet já apareceu aí de novo pra te distrair.
Ando com mochila nas costas fora do meu horário de aula desde os… 15 anos? Lia de casa para a escola, no carro. Da escola para casa, no ônibus. Em casa, às vezes lia até a hora do treino de basquete ou do curso de inglês. Me acostumei a ler em qualquer canto [a dormir também] e assim, com o advento da mochila nas costas fora do horário de aula… pude levar meus livros junto comigo.
Com mais tempo passando e mais confusa a vida ficando, o tempo para ler um livreto sequer aumentou absurdos. Em Sampa, dá para ler muito no ônibus ou no metrô. Morando perto do trabalho, dificultou. Um dia, uma guria do trampo, me vendo com o mesmo livro que carrego desde dezembro do ano passado, perguntou num tom meio irônio, meio jocoso: “ainda lendo esse aí?”. Tive rir amarelo, né?
________________________________________________________________________________
Screen shot 2010-04-08 at 00.27.29Pedro Jansen é piauiense radicado em São Paulo, jornalista, autor do livro “Deus Ex Machina – Quando o Rock Teresinense Nasceu do Nada” e blogueiro desde 2001. Foi repórter do jornal O DIA – PI e da revista VIP, da editora ABRIL. Foi também editor do Yahoo! Posts e atualmente trabalha na Revista da Livraria Cultura.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: