Crime e Castigo - Meus dois volumes |
Para quem quer uma resenha: rizzenhas
Para quem quer um resumo: wiki
Bom, gasta-se muita leitura até o crime realmente acontecer. Ele acontece assim, sem muitos motivos sem uma justificativa aceitável, após um planejamento mínimo e sem nenhum cálculo de risco.
O criminoso escapa de ser preso, mas cai em constantes delírios. O que para mim, seria o seu castigo. Com este pensamento, deixei de esperar que o assassino fosse preso e fiquei concentrada no desenrolar da história, que por se tatrar de um clássico da literatura, não seria algo trivial.
Neste desenrolar dá para conhecer um pouco mais da índole do protagonista que, apesar de ter matado, doou uma pequena fortuna para a família de um amigo que faceleu.
Também é possível ver a sociedade da época com todos os seus hábitos, e ficar revoltado com alguns deles.
É possível ver uma gama de personagens complexos e ficar um bom tempo pensando em como é difícil pegar a sequência da história que o autor apresenta.
Emfim, é uma história densa, arrastada, que exige força de vontade para ser lida. Para não desaminar por completo, a leitura é compensada pelo prazer de terminar de ler um clássico, nem que seja para falar mal dele, depois.
0 comentários:
Postar um comentário