RSS

Atalho do Facebook

Tecnologia do Blogger.

Páginas

Sementes no Gelo [Resenha]

Vianco, André. Sementes no Gelo. Novo Seculo, 2005. 176p


Sinopse: O leitor irá ingressar no território dos espíritos atormentados, impedidos de reencarnar. Muitos se enraivecem e lançam sua fúria sobre todos que lhe chamam atenção ou cruzam seu caminho. Um detetive, por acaso, desvenda os mistérios em torno desses espíritos, tornando-se o inimigo número um das perigosas e  assustadoras entidades.

Crianças começam a aparecer em locais não recomendados para crianças e fazer coisas que crianças não fariam. E o melhor: ninguém sabe como elas entraram e também não sabem como sairam. Seriam elas fantasmas?

O livro já começa com uma destas notícias de telejornal: um super bandido que abusava de menores preso, a população em fúria querendo justiça, do nada três crianças ganham destaques e entram na delegarcia. Um dois policiais vê as crianças se dirigindo para a cela deste bandido, e preocupado tenta alcança-las. Neste trajeto de alcança-las, o policial se depara com uma grade e tem que voltar para pegar as chaves para destranca-las.  Quando o policial consegue alcançar a cela, as crianças já desapareceram. Mas dentro da cela há muito barulho. Barulhos de um espancamento. Gritos e gemidos do Bandido são ouvidos. O policial decide arrombar a cela e sai para buscar reforço. Quando volta, só encontra o corpo desfigurado do Bandido.

Como era um bandido "famoso", a história ganha repercursão: Foram fantasmas? E aquelas crianças?  O policial contou para todos que as viu entrando na delegarcia.

Do outro lado da história, detetive Tanio Esperança recebe a visita de sua amiga Lizete, que está desesperada por estar sendo perseguida por umas vozes de criança. E agora? Será só uma brincadeira de mal gosto?
 
A trama cruza a histórias de outros personagens com outras crianças "fantasmas" e vai pouco a pouco revelando a origem destes pequenos seres. A narrativa tem ritmo, mas é mesmo o suspense que prende o leitor  que passa o tempo todo querendo saber o que vai acontecer com as crianças, especialmente com a que assombra Lizete. Outro aspecto interessante é a forma como o autor levanta a questão das sementes  no gelo que já existem aos montes por aí. A visão dele, a meu ver, tem até uma certa lógica.


O livro é idicado para pessoas que gostam de histórias que envolvem o sobrenatura e também para aquelas que estão presas em longos engarrafametos no trânsito, pois o tempo passa e você nem percebe.


Sobre o autor:

André Vianco, consagrado autor brasileiro que explora o gênero sobrenatural (vampiros, anjos e batalhas entre o bem e o mal), continua investindo em ficção e fantasia. O escritor, quando compõe seus livros, busca sempre se divertir e, ao mesmo tempo, enredar os leitores de tal maneira que os deixa cativos até a última página. André Vianco edita seus livros pela Editora Novo Século desde 2001, e esta trajetória, ainda que breve, já ultrapassa o marco de 100 mil exemplares vendidos. O número de leitores fiéis e admiradores não param de crescer, o que comprova que a literatura ficcional tem conseguido um espaço cada vez maior no interesse do público nacional. Suas obras já foram resenhadas pela revista IstoÉ, o jornal O Globo e também já foi destaque no Programa do Jô, programa Almanaque, do Globo News e Charme, de Adriane Galisteu. Vianco vive em Osasco, São Paulo, é casado e tem 3 filhas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: